Mediante análise dos documentos fiscais e da EFD ICMS/IPI, realizamos revisões de estoque, verificamos divergências entre saldos apurados e declarados na contabilidade, bem como identificamos omissões de entrada, de saída e saldos negativos de mercadorias.

Detectamos a existência de duplicidade de códigos e descrições de produtos, verificamos a consistência na codificação das mercadorias e na homogeneização das unidades de medida nas entradas e saídas.

Realizamos cruzamentos entre inventário declarado pela empresa e o saldo apurado pelo nosso sistema, identificando também omissões de entradas e de saídas em relação aos estoques em poder de terceiros e de terceiros em poder da empresa.

A obrigatoriedade do Bloco K, que vem a substituir o Livro Fiscal Registro de Controle da Produção e do Estoque para indústrias e equiparados, exigirá maior atenção no controle sobre os estoques, pois através dele as empresas precisarão informar mensalmente ao fisco todo o inventário de matérias-primas, produtos em processo, produtos acabados, perdas no processo produtivo, perdas por obsolescência, bem como remessas e retornos de produtos remetidos para industrialização em outros estabelecimentos.